TIPOS DE EDIÇÃO
O mercado de fotografia é bem vasto e, assim como as próprias técnicas, também a maneira de entregar uma foto a um amante desta arte varia muito. Vamos conhecer um pouco mais sobre essas possibilidades.
Obra de arte assinada
Muitos colecionadores preferem uma obra de arte assinada, que é como se um autógrafo num livro ou cd, acrescido de um selo que confere autenticidade e exclusividade à peça adquirida, tornando a história entre o amante e a peça num evento com valor emocional e de mercado simultaneamente. Além disso, a obra pode vir com a insígnia IMP, que quer dizer que o artista fez pessoalmente ou acompanhou a impressão da obra; do latim “imprimiu isto”.
Tamanho da edição
Esta é medida é dada pelo número total de imagens que serão impressas, incluídos aí todos os tamanhos. Isto também indica que, após se esgotar uma dada edição, nunca mais se imprimirá nenhuma das suas imagens, em nenhum tipo de forma (foto ou outra qualquer disponível no mercado no momento). As edições podem ser fechadas ou abertas.
- Provas do artista (AP)
Em baixíssimo número (apenas 10% da tiragem total), as provas do artista tem por intuito estreitar o laço entre o colecionador e o artista, uma vez que, além de assinadas, as obras levam a insígnia “PA”, além de uma nota escrita à mão contando a experiência do autor com elas; os valores são mais altos e costumam ser peças difíceis de adquirir, em geral sendo os colecionadores escolhidos pelo próprio artista para isto.
- Edições Limitadas (LE)
Um número específico é pré-determinado e o colecionador sabe então quantas cópias serão feitas daquele trabalho. A obra é assinada, catalogada, numerada e vai com um certificado de autenticidade, conferindo qualidade máxima a essa edição.
2.Edições Comemorativas (AC)
Ocorrem em ocasiões de comemoração de um feito importante, como um prêmio, uma data significativa, e em número baixíssimo (no máximo, 10 cópias). Os valores não costumam sofrer alterações em relação às outras edições fechadas, mas, por ser um número muito pequeno de cópias, elas costumam ir parar nas mãos dos colecionadores mais cativos – o que faz com que adquirir uma peça comemorativa após o seu lançamento só seja possível numa negociação entre colecionadores.
Edições Abertas
Edições abertas são feitas quando há uma demanda por maior quantidade de determinadas obras. As características destas edições são: não há limitação de reprodução, as obras não são assinadas e, justamente por isso, os preços são mais baixos, aumentando a disponibilidade das obras.